LABCOM Escola de Química da UFRJ

LABCOM

Laboratório de Combustíveis e Derivados
de Petróleo da Escola de Química da UFRJ

Monitoramento da Qualidade de Combustíveis em todo o Rio de Janeiro
Desde 16/06/2010
Estatísticas 175771 visitas.

Qualidade

Acreditação (ABNT NBR ISO 17025)

Visando comprovar sua competência técnica e assegurar a confiabilidade de seus resultados, o LABCOM® buscou a Acreditação de seus ensaios de acordo com os requisitos da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 e, desde 2005 integra a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios - RBLE acreditados pela CGCRE.

Download

Escopo Atual

Cadastramento junto à ANP

O cadastramento de laboratórios surge diretamente de uma das atribuições da ANP: a de proteger os interesses do consumidor quanto à qualidade de produtos. Faz-se necessária a existência de uma rede de laboratórios que exerçam um controle analítico confiável e rastreável e que permita à ANP monitorar a qualidade do biodiesel comercializado no país. Desta forma, o mercado poderá consultar, com grande transparência, os laboratórios e as instituições aptas a realizar ensaios em biodiesel.

Neste sentido, o LABCOM possui 10 ensaios cadastrados para certificação de biodiesel segundo a Resolução ANP N° 46 de 9 de setembro de 2011. São eles: aspecto, viscosidade cinemática, densidade, ponto de fulgor Pensky-Martens, teor de éster, teor de metanol/etanol, estabilidade à oxidação, cinzas sulfatadas, teor de enxofre e ponto de entupimento de filtro à frio. Leia mais...

Integrante da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios - RBLE acreditados pelo INMETRO.