Produção Científica: Teses de Doutorado
Índice
Teses em Andamento
Sendo desenvolvidas por alunos de Doutorado do EPQB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ sob orientação dos Professores do LABCOM.
-
Redução de geração de produto off-speac em transições de grades de polipropileno (PP)
Autor: Fernando Gabriel de Souza Feldman (Início: 2018)
Orientador: Luiz Antônio d'Ávila, DSc
-
Desenvolvimento de método para quantificação de cortisol em plasma sanguíneo e proposição de novos biomarcadores para diagnóstico da sindrome de Cushing Subclínica
Autor: Renan de Oliveira Muniz (Início: 2018)
Orientador: Luiz Antônio d'Ávila, DSc
-
Utilização de corantes solvatocrômicos em análise de combustíveis e de sistemas ópticos de detecção baseados em nanocompósitos de palygosquita
Autora: Cristiane Gimenes (Início: 2017)
Co-Orientador: Luiz Antônio d'Ávila, DSc
Instituição: COPPE/UFRJ - Programa de Engenharia de Nanotecnologia
-
Emprego da cromatografia de exclusão por tamanho na análise de mono-, di-, triacilgliceróis e ésteres metílicos de ácidos graxos (biodiesel).
Autora: Roberta Perroni Marouço da Costa (Início: 2015)
Orientador: Luiz Antônio d'Ávila, DSc
-
Produção de materiais de referência certificados de dióxido de carbono e metano em ar sintético para monitoramento ambiental de gases de efeito estufa
Autora: Andreia de Lima Fioravante (Início: 2013)
Orientador: Luiz Antônio d'Ávila, DSc
Teses Concluídas
Sendo desenvolvidas por alunos de Doutorado do EPQB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ sob orientação dos Professores do LABCOM.
2018
-
Determinação de resíduos de antimicrobianos em águas no Estado do Rio de Janeiro associada à avaliação do perfil de resistência antimicrobiana e os seus efeitos ecotoxicológicos.
Autora: Mychelle Alves Monteiro
Orientador: Luiz Antônio d'Ávila, DSc
Resumo:
Dois métodos analíticos foram desenvolvidos e validados para a determinação de cinco classes de antimicrobianos em amostras de águas de superfície e água potável baseado na extração em fase sólida seguido de cromatografia líquida de alta eficiência acoplada à espectrometria de massas sequencial (LC-MS/MS). Os métodos foram aplicados para a quantificação de 46 analitos pertencentes a classes de betalactâmicos, macrolídeos, fluoroquinolonas, sulfonamidas e tetraciclinas.
Recuperações globais de 34,8 a 120,0% e desvios padrão relativos inferiores a 39% foram obtidos em condições de precisão intermediária. Os limites de métodos de detecção calculados para a água de superfície e as amostras de água potável foram, respectivamente, de 1 a 10 ng/L e de 1 a 15 ng/L. Os limites de métodos da quantificação variaram de aproximadamente 4 a 25 ng/L para amostras de água superficial e para amostras de água potável. Os métodos mostraram ser lineares na faixa de 25 ng/L a 1000 ng/L com coeficientes de determinação superiores a 0,95. Estes resultados demonstraram que o método desenvolvido e validado é adequado para a determinação de resíduos de antimicrobianos em amostras de águas de superfície e águas potáveis.
O método foi aplicado em 104 amostras de águas de superfície e 60 amostras de água potável do estado do Rio de Janeiro. Amoxicilina, cefalexina, troleandomicina e sulfametoxazol foram encontrados em águas de superfície acima de 25,1 ng/L e cefaclor, azitromicina e claritromicina até 63,3 ng/L também podem ser encontradas em águas de superfície. Eritromicina, sulfacetamida, ceftiofur, ampicilina e roxitromicina foram detectados em águas de superfície. A claritromicina, cefaclor, oxacilina, sulfametoxazol e troleandomicina foram detectadas em águas potáveis. As amostras avaliadas de água potável apresentaram ausência de coliforme totais e E. coli em 100 mL. O Sulfametoxazol foi o composto com maior toxicidade (CE50 =35,10 mg/L). A presença desses compostos no meio é preocupante pois podem exercer efeitos ecotoxicológicos sobre organismos e podem eventualmente contaminar ás aguas de abastecimento. Por isso é importante que no Brasil exista legislação considerando os fármacos como poluentes e os possíveis efeitos dos seus resíduos para a saúde sejam avaliados.
Palavras-Chave:
antimicrobianos, água de superfície, água potável, espectrometria de massas, poluentes emergentes
-
Quantificação de aditivos detergentes e dispersantes em gasolina por analise térmica e cromatografia.
Autora: Amanda Pereira Franco
Orientador: Luiz Antônio d'Ávila, DSc
2016
-
Avaliação do uso de materiais adsorventes na remoção de compostos nitrogenados em gasóleo como pré-tratamento de carga de unidades de craqueamento catalítico fluido.
Autor: Carlos Fernando Pinto Machado e Silva
Orientador: Luiz Antônio d'Ávila, DSc
Resumo:
O objetivo desse trabalho foi estudar o uso de materiais adsorventes comerciais para a remoção de compostos nitrogenados em um gasóleo de vácuo obtido de uma unidade industrial de destilação atmosférica.
Utilizaram-se dois tipos de materiais adsorventes: uma argila desenvolvida especificamente para a remoção de compostos nitrogenados em frações médias de hidrocarbonetos (querosene e diesel) e uma sílica utilizada em diversos segmentos industriais.
Foram obtidas curvas cinéticas e de equilíbrio termodinâmico em três níveis de temperatura, 80°C, 100°C e 120°C. A variação da concentração de compostos nitrogenados e aromáticos foi monitorada ao longo dos experimentos de adsorção cinéticos e de equilíbrio termodinâmico.
Utilizando uma relação mássica adsorvente/gasóleo de 0,75 a argila remove 70% do nitrogênio básico enquanto que a sílica remove 80% desses compostos, que são os compostos prejudiciais ao craqueamento catalítico. Para essa mesma relação mássica adsorvente/gasóleo, a sílica remove ainda 14,2% dos hidrocarbonetos aromáticos, enquanto que a argila remove 4,1% desses compostos. O presente estudo mostra que é possível tratar uma carga viscosa de hidrocarboneto através de um processo de adsorção para a remoção de compostos nitrogenados, sem que seja necessária a diluição da carga.
Submetidos à uma unidade de leito fluidizado ACE, que simula em escala laboratorial uma unidade de craqueamento catalítico (FCC), o gasóleo tratado com a sílica produziu mais 16,5% de GLP e mais 8,6% de gasolina enquanto que o gasóleo tratado com a argila produziu mais 10,1% de GLP e mais 4,4% de gasolina, em relação ao gasóleo não tratado, em base mássica.
As estruturas dos principais compostos nitrogenados básicos do gasóleo foram identificadas através da técnica de espectrometria de massas de alta resolução. Verificou-se que o aumento da temperatura promove uma maior remoção desses compostos para a argila, mas não para a sílica.
Palavras-Chave:
Remoção de nitrogênio, gasóleo, óleo pesado, pré-tratamento da carga de carga de FCC
2012
-
Priorização dos fatores determinantes da sustentabilidade da cadeia produtiva do Biodiesel
Autor: Pietro Adamo Sampaio Mendes
Orientador: Luiz Antônio d'Ávila, DSc
Resumo:
A tese tem como objetivo priorizar os fatores relacionados à condição de referência da cadeia produtiva do biodiesel para a sustentabilidade do Programa Brasileiro de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). Para atender ao objetivo, foi realizado o mapeamento dos fatores, por meio da revisão da literatura sobre sustentabilidade da cadeia de produção de biodiesel; revisão dos artigos científicos; das legislações correlatas e das iniciativas voluntárias de sustentabilidade. Com a compilação desses fatores, foi elaborado um questionário aplicando o Método Multicritério de Análise Hierárquica, que permite priorizar variáveis de diferentes elos da cadeia produtiva e conflitos de opinião. O questionário foi submetido aos stakeholders atuantes na área.
Os resultados obtidos indicam os seis fatores mais críticos para a produção sustentável de biodiesel: a melhoria da capacidade produtiva da terra; o não desmatamento; insumos de produção; acesso à terra; problemas nos motores; e uso da terra para produção de alimentos, que concentram 55,5% da prioridade total.
Palavras-Chave:
Sustentabilidade, Biodiesel, Método de Análise Hierárquica (MAH) e Cadeia Produtiva do biodiesel.
2011
-
Caracterização de biodiesel através da separação dos constituintes por cromatografia líquida
Autora: Débora França de Andrade
Orientador: Luiz Antônio d'Ávila, DSc
Resumo:
Os contaminantes no biodiesel podem levar a problemas em motores de combustão. Mono, di e triacilgliceróis (MAG, DAG e TAG), destacam-se como contaminantes do biodiesel puro (B100) produzido da transesterificação dos óleos vegetais. Esses componentes originam da conversão parcial aos ésteres metílicos de ácidos graxos (EsMAG). Devido à diversidade de fontes oleaginosas para a produção do biodiesel brasileiro, é imprescindível o monitoramento dos contaminantes, além dos EsMAG, de modo a garantir sua qualidade.
No presente trabalho foi desenvolvido um método alternativo de análise e caracterização por cromatografia líquida de alta eficiência em fase reversa não aquosa (CLAE-FRNA) dos constituintes do B100 originados de óleos vegetais, a diferentes graus de conversão. Foi proposta a determinação da conversão por CLAE-FRNA. A extração em fase sólida (EFS), utilizando cartuchos de aminopropilsilano, foi desenvolvida para o enriquecimento e separação dos acilgliceróis. A recuperação e a composição em cada fração da EFS foram determinadas por CLAE-FRNA. Foram planejados materiais de referência, contendo intensidades relativas estratégicas de EsMAG, TAG, DAG e MAG, a partir de uma série de métodos matemáticos e simulação cromatográfica. Os óleos de soja, milho, girassol, algodão e canola foram transesterificados com metanol em refluxo a diferentes condições (37 produtos de transesterificação). A CLAE-FRNA mostrou-se capaz de separar os EsMAG e os acilgliceróis. A determinação da conversão, por CLAE-FRNA, mostrou-se significativamente (P > 0,05) concordante com os valores determinados por RMN 1H, tornando-se aplicável no monitoramento do processo de produção do biodiesel, independentemente da conversão e da fonte oleaginosa. Na EFS, os EsMAG eluem seletivamente com n-hexano (100% recuperação), enquanto uma fração enriquecida (3-6 vezes) com os acilgliceróis elue com clorofórmio/metanol 2:1. Assim, a EFS pode oferecer alta sensibilidade analítica para a caracterização química do B100.
Palavras-Chave:
Biodiesel, Óleos vegetais, Cromatografia líquida, Extração em fase sólida.
2010
-
Estratégia governamental para internalização de fármacos e medicamentos em doenças negligenciadas
Autor: Jorge Lima de Magalhães
Orientadoras: Adelaide Maria de Souza Antunes, DSc e Núbia Boechat
2008
-
O Mapa estratégico da indústria aplicado ao biodiesel no Brasil
Autora: Aleksandra Sliwowska Bartsch
Orientadora: Adelaide Maria de Souza Antunes, DSc
2007
-
A Metrologia como um instrumento aos laboratórios: o caso dos laboratórios de combustíveis
Autora: Renata Martins Horta Borges
Orientadores: Adelaide Maria de Souza Antunes, DSc e Luiz Antônio d'Ávila, DSc
-
Modelo de sistema de gestão de informações estratégicas para fomentar o desenvolvimento da indústria do petróleo e empresas deste mercado - aplicação na indústria de distribuição de combustíveis
Autor: Nélio Bento
Orientadora: Adelaide Maria de Souza Antunes, DSc
2005
-
Análise da cadeia produtiva petrolífera utilizando o Roadmapping como ferramenta de prospecção tecnológica
Autora: Ana Amélia Magalhães Gomes Martini
Orientadora: Adelaide Maria de Souza Antunes, DSc
2004
-
Transposição de escala por modelos na produção de substâncias naturais por cromatografia líquida de alta eficiência
Autor: José Luiz Mazzei da Costa
Orientador: Luiz Antônio d'Ávila, DSc
Bolsa: Capes